Conferência Municipal das Cidades encerra hoje
Ontem (1) à noite aconteceu a abertura da 1ª Conferência Municipal das Cidades, em Brusque. Serão dois encontros entre governo, entidades civis e comunidade para debater as questões relacionadas ao desenvolvimento urbano nos próximos anos. O evento encerra hoje (2) e acontece no auditório do Colégio Cônsul Carlos Renaux.
Mais de 30 pessoas estiveram presentes ao local. A maioria era formada por delegados do Orçamento Participativo. E coube ao coordenador do programa, Felipe Belotto Santos, a apresentação das diretrizes sobre os dois dias do evento. O prefeito Paulo Eccel lembrou que apesar de Brusque estar realizando a primeira Conferência Municipal, nem nível nacional ela já está na quarta edição.
Ele se referiu a programas federais, entre eles o PAC Saneamento’ e o ‘Minha Casa, Minha Vida’, como sendo os que tiveram origem em debates semelhantes, destacando a importância da Conferência. A proposta, segundo o superintendente do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (Ibplam), Alexandre Gevaerd, é de estabelecer o planejamento das ações de governo nos próximos anos em parceria com a sociedade.
O evento foi dividido em etapas, chamadas de eixos. São quatro no total. Cada um deles carrega temas a serem debatidos pelos presentes. Dois foram realizados na primeira noite e os demais serão hoje. Neste último dia ainda acontecerá a eleição de sete pessoas, denominadas delegados da Conferência Municipal. Eles vão representar o município na fase estadual.



